quarta-feira, 23 de abril de 2014

Conhecendo o Coaching

Profa. Dra.Lígia Cristina Nascimento Meira
entrementespsico.com.br

O Coaching começa a ser mais conhecido em 1974 através de Timoty Gallwey, técnico de Tênis, quando lança o livro intitulado “O jogo interior do tênis” , que se torna um Best-seller. O autor deu a seguinte contribuição na visão de treinador: “Coaching é uma relação de parceria que revela, liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. Ajudando a aprender ao invés de ensinar algo…” Em 1980, o Coaching se desenvolve no âmbito empresarial, trabalhando as habilidades e competências dos lideres. Em 1990, surge a profissão do Coach (profissional de Coaching) no âmbito de negócios. Na atualidade o Coach atua em diversas áreas e surgem algumas especializações, entre elas, o Life Coaching (Coaching de vida). 


Etimologicamente Coaching, origina do Inglês medieval, significando “coche” e no inglês atual, “coach” com o significado de carruagem. Este último significado deu origem ao conceito do Coaching na atualidade, como um processo que leva ou transporta e apoia as pessoas a saírem do estado atual para alcançar o estado desejado. Os membros do processo são: Coaching (propriamente dito) é o processo de desenvolvimento que o Coach conduz; Coach, profissional que exerce a profissão; Coachee (cliente) é o indivíduo que passa pelo processo. O Coach atua numa parceria frequente e progressiva, sinérgica e dinâmica entre os membros. Proporciona resultados positivos, gradativos e efetivos na vida do Coachee, trazendo sentimentos de realização pessoal e profissional. É um sistema com começo e fim, trabalhando o foco desejado e traçando ações. Formado por um conjunto de técnicas e ferramentas com a finalidade única da melhoria da vida pessoal ou profissional, aumenta o desempenho, instala-se novos aprendizados e habilidades. Desta forma novas perspectivas e oportunidades são geradas e, por conseguinte o aperfeiçoamento humano, a principal função do Coaching, ou seja, levar o Coachee a realização dos seus objetivos, atendendo as necessidades, e desenvolvendo suas habilidades. 

Segundo a Academia Brasileira de Coaching/Abracoaching: 

“O Coaching é um processo de aperfeiçoamento pessoal e profissional que atua de forma a encorajar e motivar seu cliente, fazendo-o refletir a respeito de diversos aspectos de sua vida e aprimorar suas aptidões… visando o alcance de objetivos previamente estabelecidos. É a arte de aumentar a performance humana…de dar pernas aos sonhos. O processo potencializa o poder pessoal… inovar excelência nas pessoas…identificação de valores e reformulação de crenças e buscas de soluções.” 

As pesquisas internacionais sobre o assunto tem validado a eficácia do Coaching no mundo, a exemplo, a pesquisa desenvolvida no setor da indústria em 2009, cujo resultado foi publicada na Revista de Havard Business Review Survey/Harvard, qual seja, a popularidade e aceitação do Coaching como ferramenta de liderança continuam crescendo no ambiente de negócios. Concluiu que clientes continuam recorrendo ao profissional Coach, porque o Coaching funciona. E que 48% das companhias atualmente usam Coaching para desenvolver a alta performance em capacidades de liderança. 

Os elementos do processo de Coaching são: foco, ação, sentimento, evolução contínua e resultados. A metodologia é focada na ação, que será praticada pelo cliente para a realização de suas metas e desejos. O Coachee planeja junto com o Coach e depois pratica as ações visando o desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências e o Coach acompanha a evolução e desempenho, auxiliando com ferramentas e dando os ajustes necessários para a expansão das suas competências. Desta forma desenvolve e aprimora o potencial do Coachee proporcionando a maximização do desempenho e a realização daquilo que anteriormente era percebido como impossível: “… objetivo é encontrar alguém que nos motive a fazer tudo que somos capazes”. 

“Todo mundo precisa de um Coach.” 
Eric Schmidt, ex CEO da Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas